Até onde os desfiles digitais podem funcionar?

desfile

Recentemente o Anddressup nos deu um “trend alert” em relação aos desfiles digitais e meio que de imediato eu fiquei me perguntando até onde e com quem isso poderia funcionar. Algumas marcas como Rachel Roy e Balmain Pierre já fizeram uso da tal peripécia e optaram por deixar de lado a grande platéia e tentar atingir um novo publico.

O que chama mais atenção nesse tipo de desfile são os detalhes, que são analisados um a um, e isso pode ser um ponto muito positivo dos desfiles digitais. Poder analisar detalhe por detalhe, dar pausa, voltar e assistir milhares de vezes se for preciso, e claro, ter bem mais do que os dez minutos que os desfiles costumam ter, pra analisar toda uma coleção. Acredito eu, que um comprador muito importante jamais compraria algo de algum estilista vendo a coleção apenas através da tela de um computador, a não ser que a coleção seja realmente muito boa e algo que não possa deixar passar de jeito nenhum, claro.

run

O fato é que tudo isso acaba se tornando divertido e muito bonito aos olhos de quem vê, mas a essência do desfile, todo aquele ritual que estamos acostumados a fazer toda temporada, acaba. Isso pode tornar a vida de muita gente bem mais fácil, ou não.

Como podemos ver, no desfile da Rachel Roy, o casting é composto apenas por 3 modelos, e claro, isso diminui consideravelmente os gastos. Outro ponto legal que eu imaginei em tudo isso, é o backstage de um desfile virtual, que diferente do backstage de um desfile físico, deve ser completamente calmo, sem barulho e gente correndo pra lá e pra cá, então, mais um ponto positivo.

O único ponto negativo que eu consegui enxergar em tudo isso, mas que pode ser o mais crucial de tudo, é o engano. É muito fácil você se confundir com tecidos, cores e texturas estando na sala de desfile e deve ser quase impossível não se confundir assistindo através da tela de um computador ou televisão, que seja.

Nessa temporada Vitorino Campos  que ficou de fora do line up da semana de moda aqui em São Paulo, resolveu transmitir seu desfile ao vivo no site da marca já que a inspiração da coleção é a “era digital”. O desfile sera transmitido no dia dia 21 de março, às 11h, e claro, fico todo ansioso pra ver se mudo meus conceitos sobre ou se eles vão só se fortalecer.

vitorino

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